quarta-feira, 27 de abril de 2011

O CAMINHO DO TEATRO NO SUL DA BAHIA


 Doutores da Alegria

O Teatro é um veículo de transformação social, de discussão, de denúncia, capaz de recriar a vida em um palco e de torná-lo insubstituível como forma de expressão artística. E por assim ser nasce o FORTEATRO - SUL – Formação em Teatro e Cidadania do Território Litoral Sul da Bahia com a proposta de colocar o Teatro como ponto de partida para reconstrução da cidadania.

É pelo Teatro que podemos dar um salto para o reencontro do território Litoral Sul com sua vocação cultural. Através do Teatro podemos apresentar aos nossos jovens, a cultura, os valores, os bens imateriais, a história. O Teatro aparece como possibilidade de construir no campo arrasado das artes, para levantar do chão tudo que foi deitado. E descobrir, enquanto é tempo, “que o importante é ser cidadão, é ser gente”. E descobrir e reinventar gente é a grande ação do Teatro.

O Teatro é mesmo um ponto de vista sobre um acontecimento, um olhar, "um ângulo de visão e raios ópticos o constitue". Este projeto não foge a esta assertiva e se coaduna como uma proposta que permitirá apontar o Teatro como um processo contínuo de pensamento, debate, reunião, transformação. O instrumento principal desta atividade, a formação, em seus mais diversos aspectos, pressupõe uma interação, uma relação criadora entre pessoas de objetivos comuns, emanando uma mensagem que é recebida voluntariamente entre todos os participantes. Quem se expressa, se adapta e se transforma, diante das novas maneiras de ser somente possibilitadas pelo Teatro.


A realização do FORTEATRO-SUL, contemplado pelo Edital 2008 de Territórios Culturais estará solidificando em nosso Território de Identidade sua política de desconcentração de recursos e descentralização de responsabilidades, bem como o favorecimento de acessibilidade a diversos Grupos de Teatro do Litoral Sul, além da geração de trabalho e renda para os artistas e outros profissionais envolvidos no projeto. 

Quase três anos após sua aprovação, o Projeto finalmente vai sair do papel. A primeira parcela dos recursos já foram liberados. Agora é só por a mão na massa e seguir em frente.