sábado, 28 de maio de 2011

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ILHÉUS VAI APOIAR PROJETO PILOTO

 Secretário Emerson Santos, à direita


O Secretário de Assistência Social, Emerson Santos, garantiu na manhã de ontem, (27/05) em reunião onde foi apresentado o Projeto FORTEATRO-SUL, a participação da Secretaria de Ação Social no Projeto Piloto que será realizado em Ilhéus, no período de 1º a 3 de julho, na sede da Filarmônica Capitania dos Ilhéos (com ó mesmo) e na Escola Centro Comunitário Nelson de Oliveira.

"Um projeto que cria interfaces com a Educação, o Meio Ambiente e o Social e atinge, sobretudo os jovens e adolescentes dos Programas que são assistidos pela Secretaria, como o PETI e o Pró-JOVEM, precisa ser nosso parceiro", declarou o Secretário bastante receptivo.

A Secretaria de Assistência Social, uma das mais ativas secretarias do governo ilheense ficará responsável pelos lanches dos alunos que frequentarão as oficinas durante os três dias do Projeto Piloto. A inserção da Secretaria no FORTEATRO-SUL faz parte das Estratégias de Captação dos Arranjos Produtivos Locais do Projeto, apontado no Plano de Trabalho.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

AMURC se une ao FORTEATRO-SUL

Prefeito Cláudio Dourado, Pawlo Cidade, Luciano Veiga,
Anderson Melo, Letto Nicolau e Raimundo Bonfim


Fizemos mais uma parceria estratégica, graças a captação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, através do professor Raimundo Bonfim: a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – AMURC.
A reunião realizada na manhã de 26 de maio, na sede da instituição, resultou numa parceria bastante profícua. A entidade, representada pelo Prefeito Cláudio Dourado e pela Secretaria Executiva de Luciano Veiga, se predispôs a fazer todos os contatos com prefeitos, Secretários de Educação e Cultura das cidades do Território e marcar uma reunião  com estes  gestores públicos para o próximo dia 14 de junho, na sede da AMURC.
Antes disso participaremos de uma mesa de negócios no I Encontro Amurc Propostas e Parcerias que será realizado no dia 1º de junho de 2011, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, a partir das 13 horas. O evento envolverá toda equipe da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia, além de parceiros e convidados. Durante o encontro serão apresentados aos parceriros prefeitos e secretários dos municípios afiliados, os projetos desenvolvidos, as parcerias realizadas para o melhor desenvolvimento da gestão pública municipal.
Na oportunidade iremos expor a proposta e apresentar as Cartas de Adesão para os prefeitos presentes que manifestarem interesse pelo Projeto.
A AMURC foi mais um arranjo produtivo local que irá fortalecer o projeto e todas as demais ações relativas à Cultura no Território Litoral Sul.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ARATACA: "E depois do Projeto?"

Prefeito Rosano Sá/Foto: Tribuna de Arataca

"A cidade tem vocação para o Teatro. Arataca recebe o projeto de braços abertos". Com esta frase, o prefeito do Município de Arataca, Rosano Sá, resumiu a importância do Forteatro-Sul para os arataquenses na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores.

Além do prefeito, a primeira dama, os Secretários de Educação e Desenvolvimento Social, a Diretora de Cultura, Elivanice Brito, Vereadores e Técnicos das duas secretarias, estiveram presentes na apresentação do Projeto Forteatro-Sul para a comunidade de Arataca. O município será contemplado com o Projeto nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2011. O representante Territorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia também participou do encontro e aproveitou a oportunidade para falar das principais políticas culturais que estão sendo implementadas como forma de fortalecer os municípios do Território.

Letto e Pawlo/Anderson Silva/Elivanice Brito

Um dos principais questionamentos do Prefeito versou sobre a continuidade do Projeto: "Depois desse período de três dias, com todas estas atividades vocês vão embora. E depois?" Letto Nicolau, Coordenador Técnico do Projeto respondeu: "...E depois faremos um acompanhamento durante um ano com os grupos que conseguimos plantar, dando suporte para que eles possam caminhar sozinhos".

Aliás, um dos principais pontos que levou o Forteatro-Sul ser contemplado no Edital Territórios Culturais foi seu caráter inovador por apresentar solução de continuidade. O Consultor da Oficina de Gestão de Grupos e o Professor de Interpretação farão visitas regulares aos grupos que existem e os que serão criados em cada uma das cidades até a grande Mostra de Teatro em Itabuna.

Parte da Equipe da Prefeitura de Arataca, com o prefeito após Letto

A Diretora de Cultura, Elivanice Brito, entusiasmada por seu município ser um dos primeiros nesta etapa inicial do Forteatro-Sul, revelou que também contribuiu bastante na construção da proposta, sobretudo quando esteve no Curso de Gestores Culturais da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Arataca é hoje uma cidade que tem pouco mais de dez mil habitantes e foi fundada em 09 de maio de 1985. Está a 500 km da capital baiana e 99km da cidade de Ilhéus. Faz parte da Mesoregião Sulbaiano e do Território Litoral Sul.

domingo, 22 de maio de 2011

REUNIÃO PREPARATÓRIA COM EQUIPE TÉCNICA


Ivone, Luciana, Letto, Paulinho, Viviane, Toninho, Justino,
Jó, Pawlo Cidade, Anarleide, Binha, Silvestre

Hoje, pela manhã, realizamos um delicioso Café na Pousada La Dolce Vita para toda a Equipe Técnica do FORTEATRO-SUL. O Encontro, também chamado de "Reunião Preparatória" serviu para esclarecer dúvidas, apresentar o Cronograma de Trabalho, a programação de cada cidade e definir a data do Treinamento para a realização do Projeto Piloto de 1º a 3 de julho, em Ilhéus.

Antonio Melo: "Eu tiro o chapéu!"

O encontro teve início com a "Dinâmica do Chapéu" colocado sobre uma cadeira e os colaboradores eram convidados a responder a pergunta: "Você tiraria o chapéu para esta pessoa?" E todos foram unânimes em dizer "SIM" ao ver que dentro do chapéu havia um espelho que refletia a imagem de quem o olhasse. É claro que cada um que respondia a pergunta não deixava pistas para o próximo que se dirigia ao chapéu. 

Equipe Atenta

Em seguida, Letto Nicolau falou sobre a trajetória de criação do Projeto (escrito a oito mãos). Fez um relato bem humorado das dificuldades, as ideias iniciais, contratempos, trâmites, diligências, processo político, até a assinatura final do Termo de Acordo e Compromisso - TAC, com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT.

Num terceiro momento apresentamos toda a proposta do Forteatro-Sul, pontuando cada etapa, contrapartidas, objetivos e a programação das cinco primeiras cidades: Ilhéus, Una, Buerarema, Arataca e Camacan.

Café da Manhã: Alfredo, Binha e Jó

Cada um dos profissionais envolvidos apresentou sugestões, tirou dúvidas, relatou suas necessidades técnicas e elogiou a proposta. 

Entre outras decisões, destaque para:

1) O Treinamento que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho, das 08 às 17:00 horas;
2) Antes do Treinamento, haverá um almoço ou um jantar para tratar do Planejamento das Oficinas;
3) Que toda equipe voltará a cada uma das cidades contempladas após a passagem do Forteatro-Sul.  

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pawlo Cidade é eleito presidente do FAEGSUL

Pawlo no discurso de agradecimento

Com uma bela fala inspiradora, o Professor e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Ruy Póvoas abriu a pauta da reunião do FAEGSUL - Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul na manhã de quinta-feira, 19 de maio: "Cultura é algo que só se resolve coletivamente”, comentou o acadêmico, que neste mesmo dia comemorou seu aniversário.


Na pauta, apresentação do Projeto FORTEATRO-SUL e Eleição.

A chapa vencedora foi composta por Pawlo Cidade, presidente; Maria Conceição, vice-presidente - atual Gestora de Cultura de Una; Alessandra Barreto - UESC -, secretária e Eva Lima - Produtora Cultural - suplente. Ficou instituída ainda duas comissões de trabalho. A primeira de Comunicação foi composta pelos faeguezeiros Luiz Dantas, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/Coordenador/ACAI/Itabuna e Víctor Aziz/Coordenador NUPROART/Itabuna e a Comissão de Articulação formada por Letto Nicolau/ Coordenador Ponto de Cultura/CAIS/Ilhéus, Maria Áurea de Souza/Coordenadora Ponto de Cultura Filarmônica 02 de janeiro/Canavieiras

Ao final, o presidente eleito referendou as palavras do Professor Ruy Póvoas e ressaltou que o "FAEGSUL é um celeiro de fazedores culturais" e que a presidência é uma "conquista coletiva que precisará ser, antes de tudo, colaborativa". Em seguida, agradeceu a confiança de todos, elogiou o trabalho do gestor Maurício Corso que esteve à frente da primeira gestão do FAEGSUL no biênio 2009-2010 e enalteceu a presença do Pró-Reitor de Extensão da UESC, professor Raimundo Bonfim, responsável pelo incentivo à criação do FAEG em 2008, no final da primeira turma de Agentes e Gestores Culturais promovido pela Universidade.

Luan e Letto Nicolau

A apresentação cultural ficou a cargo do Maestro Letto Nicolau (Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus) e de Luan Nicolau, filho do Maestro, que encantou os presentes com seu talento e sua flauta. Os trabalhos do FAEGSUL iniciaram com a apresentação do FORTEATRO, projeto contemplado pela SECULT/BA, beneficiando artistas e coletivos culturais de 17 municípios. Durante à tarde, o grupo discutiu sobre projetos e fez uma análise de conjuntura da atual gestão do MinC e da Marcha Nacional pela Lei Cultura Viva.

O FAEGSUL tem, entre outras finalidades, congregar a sociedade civil e artístico-cultural com suas variadas entidades, visando refletir e avaliar a situação da arte e cultura e promoção artístico-cultural no Território Litoral Sul da Bahia e propor soluções para aperfeiçoar sua prática e propor projetos comuns, integrados ou não, entre os Municípios membros, Territórios, pleitear financiamento junto ao poder público e iniciativa privada, nacionais e internacionais visando à ampliação das ações e atividades do Fórum.

Pawlo e Letto na apresentação do FORTEATRO-SUL

Todas as questões relacionadas a Cultura que são destinadas ao Território Litoral Sul, passam pelo FAEGSUL. Qualquer Artista, Gestor Cultural ou Produtor Cultural podem fazer parte do FAEGSUL. É só enviar um breve currículo de suas atividades, preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail:

forumculturalfaegsul@gmail.com

Participe da Próxima Reunião:

Dia 08 de junho (quarta-feira), 13h30min, Centro de Cultural Adonias Filho, Itabuna

NOSSA HISTORIADORA IRÁ PARTICIPAR DE COLETÂNEA NA USP

Professora Anarleide Menezes

Nossa historiadora Anarleide Cruz Menezes, responsável por reunir todas as informações sobre as dezessete cidades que farão parte do FORTEATRO-SUL, irá fazer parte da coletânea: "Ideologia e Esquecimento: aspectos negados da memória social brasileira", livro organizado por Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Elis Cristina Fiamengue e Thelma Maria Grisi Velôso.


Participam como autores: Alessandro Portelli; Anarleide Cruz Menezes; Celeste Maria Pacheco de Andrade; Dóris Accioly e Silva; Dulce Consuelo Andreatta Whitaker; Elis Cristina Fiamengue; Marilda Menezes; Rosa de Fátima de Souza; Thelma Maria Grisi Velôso; Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante; Vera Teresa Valdemarin.

"Em nosso país pode-se falar de um Brasil profundo que acontece, resiste e permanece nas memórias de muitos agentes sociais ou em arquivos esquecidos e que só com pesquisadores muito obstinados logram enfrentar", prefacia o livro. "Nas últimas décadas do século XX, pesquisadores inovadores lançaram-se à busca de movimentos históricos esquecidos e de atores sociais silenciados pela história oficial: mulheres, índios, negros, camponeses, crianças e outras categorias esquecidas (ou desconsideradas) até então, tiveram seus registros investigados , de forma que já não se pode mais acusar a historiografia de excluir sistematicamente parte da humanidade de seus estudos".

Parabéns, Anarleide. Você é mais uma ilheense brilhando nas terras paulistanas!

DATA: 25 de maio de 2011
HORÁRIO: 19 horas
LOCAL: Auditório da Faculdade de Educação da USP (São Paulo)

terça-feira, 17 de maio de 2011

FORTEATRO É APRESENTADO NO FÓRUM DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JUSSARI

Abel Lisboa, presidente do Fórum
de Assistência Social

O Fórum de Assistência Social, importante espaço de discussão em prol de Políticas Públicas para as entidades de assistência social, seus trabalhadores e usuários do Território Litoral Sul da Bahia, presidido por Abel Lisboa de Canavieiras esteve reunido na manhã de hoje na cidade de Jussari (a 94km de Ilhéus). O Fórum é formado pelas Secretárias de Assistência Social dos 26 municípios que compõem o Território.

Na pauta, prestação de contas, alguns encaminhamentos, próximas reuniões e Forteatro-Sul. Pawlo Cidade e Letto Nicolau foram convidados pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz para apresentar o Projeto que está sendo visto "como a menina dos olhos da SECULT". Para Pawlo Cidade, o Projeto é "transversal porque envolve as Secretarias de Educação, Cultura, Meio Ambiente e Bem Estar Social por atender, sobretudo, os jovens do PETI e do Pró-Jovem, e caracterizar-se como uma proposta de elevar a auto-estima da juventude, proporcionar oportunidade de uma profissão e desenvolver o senso crítico. Tudo isso através do Teatro".

Letto Nicolau, responsável técnico do Forteatro-Sul, abriu a apresentação falando da importância da arte na vida dos jovens e de sua função coletiva e colaborativa. "Todo cidadão pode e deveria ser educado através da Arte", comentou ele parafraseando o filósofo Platão.

Pró-Reitor de Extensão, Raimundo Bonfim

Além dos secretários e secretárias de assistência social, a prefeita Neone Barbosa Simões Cordeiro, vereadores, representantes da sociedade civil e toda a equipe técnica da Secretaria de Bem Estar Social de Jussari esteve presente. A saudação da gestora do poder Executivo falou da importância do encontro e do novo papel da Assistência Social: "Temos que pensar a o Bem Estar Social para além do assistencialismo", alertou. E em seguida agradeceu a presença dos coordenadores do Forteatro-Sul colocando-se à disposição para receber o Projeto.

O professor e Pró-Reitor de Extensão, Raimundo Bonfim, que também esteve no encontro, conclamou às Secretarias de Ação Social ali representadas para que não perdessem a oportunidade de estar juntas com o Projeto Forteatro-Sul: "Ganha o município, ganha a Secretaria, ganha o parceiro. Mas o maior ganho de tudo isso é dar oportunidade à juventude de caminhar para a construção da cidadania". Declarou.

domingo, 15 de maio de 2011

ESTUDANTES DO COLÉGIO MODELO SÃO SELECIONADOS PARA PARTICIPAR DO FORTEATRO

Turma do 3º ano C, vencedora do Festival

Cerca de vinte alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foram escolhidos para participar da Etapa 1 do Forteatro-Sul, também chamado de Projeto Piloto. A decisão de escolher os alunos partiu depois da escolha dos melhores espetáculos que participaram do Festival Estudantil de Teatro, promovido pela escola, sob a coordenação do Professor Alzimário Belmonte (Gurita).

O júri que escolheu as melhores peças foi composto por Pawlo Cidade, Letto Nicolau, Silvestre Guedes e Ed Paixão. "Não podíamos perder a oportunidade de dar uma oportunidade à estes alunos", brincou Letto logo depois. E acrescentou: "A audição nas escolas vai ser um dos principais critérios para o estudante participar do Projeto".

Letto Nicolau, Pawlo Cidade, Ed Paixão e Silvestre Guedes

O Projeto Piloto - que será realizado em Ilhéus nos dias 1º, 2 e 3 de julho - terá a participação de 120 alunos, oriundos das escolas públicas municipais e estaduais e de grupos de teatro de bairros. "A ideia é fomentar a criação de mais grupos de teatro, seja na escola ou nos bairros", lembra Pawlo Cidade.

Silvestre Guedes, diretor e ator de teatro, criador da Companhia Centro do Círculo, um estudioso da performance e da antropologia teatral, idealizador da ASCAU - Associação de Artistas da Costa do Cacau - será o facilitador de Teatro no Projeto. É dele a responsabilidade de transformar a História de cada município em realidade estética e teatral. Parte da escolha dos alunos do Colégio Modelo recaiu sobre suas observações quanto ao desempenho dos futuros atores. "Estes meninos só precisam de um norte. O que eles têm é vontade. Eu quero transformar essa vontade em trabalho", destaca Silvestre. 

Estudantes que interpretaram "O Jardim do Inimigo"

O Festival de Teatro Estudantil na escola foi realizado na última sexta-feira, 13 de maio, pela manhã, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com alunos do Ensino Médio. Todas as apresentações versaram sobre um único tema: as drogas.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

AS PRIMEIRAS CIDADES FORAM DEFINIDAS

Praça da Prefeitura - Arataca - Bahia

A Coordenação do Forteatro-Sul "bateu o martelo" na escolha das primeiras cidades que serão beneficiadas com a etapa inicial do Projeto. São elas: Ilhéus (onde será realizado o Projeto Piloto), Una, Buerarema, Arataca e Camacan

Alguns fatores foram importantes para a escolha destes municípios, entre eles à Carta de Anuência assinada pelos prefeitos no período de elaboração do Projeto. Outro ponto decisivo foi a participação efetiva dos Diretores de Cultura destes municípios, na época, alunos do Curso de Gestão Cultural, promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz, na colaboração da proposta.

Para Anderson de Melo (foto), representante da SECULT  no Território Litoral Sul, "O FORTEATRO-SUL é um projeto com caráter estruturante e certamente será um marco propulsor do desenvolvimento cultural no Território Litoral Sul. É importante que os gestores municipais, artistas, produtores e toda sociedade reconheça e adira à proposta do projeto. Os espaços de discussão que serão criados e fomentados a partir dele poderão subsidiar a qualificação da gestão, estimular a organização e participação social no campo da cultura. Por isso, nossa representação se coloca a inteira disposição para o que for preciso." 

O Forteatro-Sul é um projeto vencedor do Edital Territórios Culturais com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual da Fazenda, Governo do Estado da Bahia. Tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e Universidade Estadual de Santa Cruz. O Forteatro-Sul é uma realização da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos - SOFICI.

terça-feira, 10 de maio de 2011

PARCEIRAS ESTRATÉGICAS IRÃO FORTALECER O FORTEATRO-SUL

 Reunião na Pró-Reitoria: Bonfim, Alessandra, Luciana, Letto
e Pawlo Cidade/Foto: Viviane Siqueira

Duas reuniões, extremamente importantes, agregaram força e valor ao Projeto FORTEATRO-SUL nesta semana.  A primeira se deu com a Fundação Cultural de Ilhéus, através do seu presidente, Maurício Corso., no final da tarde de ontem, segunda-feira. Nossa parceira ilheense - primeira Fundação Cultural do Litoral Sul - será uma grande articuladora da mídia televisiva e de apoio logístico, sobretudo através do ônibus-palco Caravana Cultural. "Projetos como este irão alavancar as políticas públicas de Cultura das cidades envolvidas. Será um verdadeiro estímulo à produção regional e a Fundação não poderia ficar à margem desta proposta", disse Maurício Corso. Em seguida, sugeriu que o Forteatro-Sul também pudesse instigar à realização das Conferência Municipais de Cultura, que este ano deverão acontecer entre os meses de julho e agosto. Pawlo e Letto ficaram entusiasmados com a ideia e, de pronto, concordaram.

 A segunda reunião se deu no final da manhã de hoje com o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, Raimundo Bonfim. "Foi na UESC que nasceu a proposta do Forteatro-Sul, como atividade final da primeira turma do Curso de Extensão em Gestão Cultural. Sobretudo, estimulado pelo professor Bonfim, através da disciplina Elaboração de Projetos", recorda Letto Nicolau. Foi na UESC também que nasceu o FAEG - Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul, fruto do trabalho do professor e da turma. "A Universidade é uma parceira indiscutível .- comentou Pawlo Cidade, - Ela foi a primeira a nos mostrar o caminho das pedras e esteve presente em todas as etapas. APL´s como a Fundação Cultural e a UESC só irão fortalecer o Forteatro", conclui.

Para o professor e Pró-Reitor, "ter um Projeto desta magnitude é um orgulho para o Litoral Sul e, sobretudo, para a UESC. São resultados como este que nos estimulam a investir e fortalecer cada vez mais espaços de discussão da Cultura. Contem conosco!". A Universidade também entrará com boa parte da logística do Forteatro-Sul. 

O FORTEATRO-SUL tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia; apoio da Fundação Cultural de Ilhéus, Universidade Estadual de Santa Cruz e Prefeituras Locais. A realização é da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Núcleo Teatro.
 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO PALCO


No Teatro tudo é permitido e, ao mesmo tempo, proibido. Todas as regras pre-estabelecidas de repente passam a não valer nada. O Teatro é paradoxal, contraditório e, acaba em alguns momentos se transformando numa arma. Muitos se arriscam em sua experiência, poucos compreendem a matriz dionisíaca que se apodera dos corpos frágeis e poéticos.

O Teatro é um processo. Só quem vive compreende as dificuldades e as alegrias...
(...) O ator é um homem só. O escritor é um homem só. O diretor é um homem só.


A solidão procura no artista a descoberta. O artista encontra na solidão a transmigração de seus pensamentos.
No Teatro, a dor finge que sente. Assim como o poeta que mente. Mente porque é capaz de dizer a verdade. Diz a verdade porque é capaz de mentir. Somos todos mentirosos dizendo verdades.

No Teatro existe cura. A cura acontece quando você se encontra. E se encontrando, encontra o outro. Assim, percebe que a arte é feita de encontros. Entre pedaços de papel, cenas improvisadas, gestos inúteis, marcações despropositadas, surge o personagem. É necessário uma desconstrução para então, e somente então, construírmos. A construção é um processo de evolução. “A arte e os artistas devem evoluir, pois, caso contrário, só lhes restará regredir”. Como artistas devemos estar revendo nossas ideias até o último suspiro. Nietzsche assim não o fez ao afirmar em seu leito de morte que se existisse um Deus ele seria o mais miserável dos pecadores?


No Palco, um papel, “mais do que a ação na vida real, deve ser uma fusão das duas vidas – a da ação exterior e a da ação interior – num esforço mútuo que visa a alcançar um determinado objetivo”
Para que existe o Teatro? Para a plateia? Para o texto? Para a técnica? O Teatro existe para o ator, sem o qual não pode absolutamente existir. Afinal, o que é leve? O que é insustentável no processo de criação? Como diria Stanislavski: “Temam os seus admiradores! Aprendam, no devido tempo, a entender e a amar a verdade cruel a respeito de si próprios... Falem a respeito de sua arte somente com aqueles que podem lhes dizer a verdade”.


Quem já sentiu uma corrente fluir dos seus olhos ou da ponta de seus dedos em direção ao seu companheiro de cena? As pontas dos dedos são os olhos do nosso corpo. O diretor é um psicólogo e um artista e até certo ponto ele também precisa ser um ator. “Um ator vive, chora e ri em cena, e está o tempo todo atento as suas próprias lágrimas e sorrisos. É esta dupla função, este equilíbrio entre a vida e a atuação que constituem a sua arte”, disse Salvini.


O Teatro tem um palco. Um palco insustentável e leve.
 
(Publicado no Caderno 2, "Coxia", texto de Pawlo Cidade, pp.2, Diário de Ilhéus, em 10/07/2010)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DEVAGAR, QUE O SANTO É DE BARRO!

Imagem extraída do blog: diariamentepensante

Planejamento é uma palavra de ordem. Sobretudo, quando ele é estratégico. É fato que ficamos ansiosos (e ainda estamos) para dar início ao projeto. Prova disso é ter agendado o Dia de Treinamento (parece até nome de filme com Denzel Washington) para o final deste mês de maio e o início do Projeto Piloto, em Ilhéus, que dará o pontapé para a maratona das 17 cidades que teremos que enfrentar.

Assim, peço cautela aos nossos colaboradores (me refiro a equipe técnica) e às cidades que estão ávidas para a realização deste projeto (afinal, elas estão esperando a três anos!). Muitos detalhes ainda precisam ser revistos, orçamentos ajustados, remanejamentos necessários, enfim, "muita coisinha", como diz Letto, que a gente não previu e agora vai ter que "arrumar" parceiro para cobrir.

Tudo bem, isso faz parte do processo. Peço que, por enquanto, não considerem a agenda proposta. Até a próxima semana estaremos postando as datas definitivas, sobretudo as cidades que serão contempladas nesta primeira etapa. Isso mesmo, primeira etapa. Além de tudo isso, temos que dividir o bloco de cidades em etapas, paralelo ao cronograma de repasses do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e aguardar a chegada do Teatro Popular de Ilhéus (que está em turnê na capital paulista) e é peça-chave nesta proposta.

Outra coisa: vamos precisar de uma reunião com todos os colaboradores e parceiros do Forteatro-Sul logo-logo, bem antes do "Dia de Treinamento". Talvez seja um almoço, um café da manhã, um jantar... será por conta de Letto (ele tá podendo! Rs).

Abraço à todos!

Pawlo Cidade
Coordenador Pedagógico do Forteatro-Sul

segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA O TREINAMENTO

Viviane, Pawlo, Letto e Luciana

Pawlo, Letto, Luciana e Viviane se reuniram na confraria da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos (com ó mesmo) para definir os primeiros passos de iniciação do Forteatro-Sul. A reunião aconteceu ontem (domingo, dia 1 de maio). "Até no dia do trabalhador, a gente trabalhou!" Brinca Letto.

Após análise das possíveis mudanças da equipe (muitos profissionais estão comprometidos com outras atividades e não poderão mais participar do projeto) para que a proposta continue fortalecida e sejam eleitos agentes culturais com perfil similar ou superior ao escolhido anteriormente, foi definido mês do Treinamento: junho, em local a ser escolhido pela diretoria.

Outra data importante que já ficou definida é a do Projeto Piloto que será desenvolvido em Ilhéus e acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2011.

"Como o projeto teve um tempo de liberação de recursos demorado, alguns ajustes precisam ser feitos", comenta o Coordenador Pedagógico Pawlo Cidade. "Infelizmente, vamos ter que adequar o orçamento e sacrificar uma ou outra cidade", conclui. Para o Responsável técnico Letto Nicolau o "a realização do FORTEATRO-SUL, através da achega deste edital, estará solidificando em nosso Território de Identidade sua política de desconcentração de recursos e descentralização de responsabilidades, bem como o favorecimento de acessibilidade a diversos Grupos de Teatro do Litoral Sul, além da geração de trabalho e renda para os artistas e outros profissionais envolvidos no projeto".

Luciana (consultora pedagógica) e Viviane Siqueira (produtora), disseram estar bastante entusiasmadas com o início dos trabalhos. "É bom saber que iremos trocar experiências com vários agentes culturais do Território e conhecer mais de perto suas dificuldades", diz Viviane. Já Luciana aponta também que o projeto servirá de ponte para o fortalecimento dos grupos de teatro no Sul da Bahia: "Com o projeto FORTEATRO-SUL, propomos a reconstrução dos sentimentos de identificação, de pertencimento societário, dos laços comunitários e do senso crítico".

O FORTEATRO-SUL estará presente em 17 cidades do Litoral Sul.