quarta-feira, 27 de julho de 2011

TEM FORTEATRO-SUL EM CAMACAN

Angela Castro, prefeita de Camacan

O FORTEATRO-SUL CHEGA a Camacan neste fim-de-semana. Serão trinta horas de atividades artísticas em Teatro. Todas as oficinas estão ligadas diretamente ao Fazer Teatral: Cenografia, Iluminação, Música de Cena, Maquiagem e Interpretação.


Camacan é a quinta cidade a ser contemplada com o Projeto. A História do município de Camacan está diretamente ligada à expansão do cultivo do Cacau. Segundo os principais estudos historiográficos sobre esta região, Camacan começou a ser configurada no ano de 1888, quando algumas famílias de Canavieiras começaram a buscar novas terras para o plantio de cacau por dois motivos principais: primeiro, por força das graves cheias do Rio Pardo que comprometiam a produção agrícola de Canavieiras, e, segundo, pelo declínio e desaparecimento dos diamantes do rio Salobro, tornando primordial a necessidade de novas fontes de produção.


As atividades iniciarão às 9h00, com o Cortejo Cultural, seguida da abertura oficial e o início das oficinas que serão realizadas no Centro Cultural da cidade.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ARATACA: a capital do Teatro Xapury!

 Maquete de Iluminação
 Oficinandos maquiados


 Entrega de certificados



 Presença de autoridades

 Prefeito e primeira dama entregando certificados

 Toda a turma no pátio do IMEA
 Apresentação do Professor Clown

domingo, 24 de julho de 2011

sábado, 23 de julho de 2011

ARATACA - REGISTROS DA ABERTURA

Na manhã de ontem, 22 de julho, demos início as ações do FORTEATRO-SUL no município de Arataca. O município, com quase dez mil habitantes era chamado antigamente de Xapury. Foi desmembrado do município de Una em 09 de maio de 1985. Logo após sua criação, tornou-se cidade com grande produção agrícola e atuação no comércio, fatores que contribuíram para seu desenvolvimento.

As atividades encerram amanhã, dia 24, às 16h00, na sede do IMEA - Instituto Municipal de Educação de Arataca. Todos estão convidados.

 A FAMUÁ puxou o Cortejo Cultural

 Famua - Fanfarra Municipal de Arataca
 Abertura oficial no Salão Paroquial
 A Diretora de Cultura, Elivanice Brito
 O prefeito Rosano Sá ao lado do Secretário de Educação
 O diretor do IMEA, Raimundo
 A primeira dama e o Prefeito vestiram a camisa
 Andinho e Marcela, de Buerarema prestigiaram a abertura
 Al Nascimento, em sua performance brasileira
 O Prefeito e secretários acompanharam o Cortejo
 A Capoeira não faltou





Flagrante de Julay: "A equipe passou embaixo do arco-íris"

terça-feira, 19 de julho de 2011

ARATACA, O FORTEATRO-SUL ESTÁ CHEGANDO!

Árvore na Fazenda Yara, em Arataca

"A ansiedade é grande", afirmou a Diretora de Cultura de Arataca, Elivanice Brito, na tarde de ontem, no município, quando a equipe da Produção visitou a cidade para acertar os últimos detalhes do Projeto. E constatamos isso nas inscrições e nos alunos que chegavam na Secretaria de Educação.

A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 8h30, no Salão Paroquial ou na Creche e logo em seguida seguiremos pelas ruas da cidade num grande Cortejo Cultural. As oficinas irão ocorrer no IMEA - Instituto Municipal de Educação de Arataca, do outro lado do rio. A equipe técnica e os professores vão ficar hospedados na Pousada Fazenda Liberdade, 15km antes do município.

Arataca, cidade com pouco mais de 10.000 habintantes, será o quarto município a ser contemplado com o FORTEATRO-SUL.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ENCERRAMENTO DO FORTEATRO-SUL EM BUERAREMA EMOCIONOU A PLATEIA

Alunos recebendo as camisas no almoço interativo
O Forteatro-Sul em Buerarema atendeu todas as expectativas desde a sua localização ao pronto-atendimento de toda a equipe local. De porteiro a zelador, de produtor a assistente de projetos, todos os envolvidos se empenharam para que as oficinas na Escola Municipal José Nery Constant e encerramento no Clube Líder Social de Bueraremae ocorresse com sucesso. 

A exemplo de Una, o diretor de Cultura de Buerarema, Andinho, sempre prestativo e atencioso, não mediu esforços para todas as atividades fossem realizadas. O almoço interativo, no sábado e no domingo, entre alunos, equipe técnica e professores serviu para aproximar ainda mais todo o elenco.

Parabéns à todos!
Para ver todas as fotos de Buerarema, clique na imagem ao lado.

domingo, 17 de julho de 2011

SEGUNDO DIA NA TERRA DO MACUCO

As oficinas sairam da parte conceitual no primeiro dia para a parte prática no segundo dia. A performance começa a ser delineada, os adereços contruídos, a música composta, os contornos dos personagens definidos. É a preparação para o grande encerramento na cidade de Buerarema, hoje, às 16h00, com apresentação do resultado das oficinas e logo em seguida, o espetáculo Teodorico Majestade. Você já pegou seu convite?