O QUE É?

O FORTEATRO-SUL – Formação em Teatro e Cidadania do Território Litoral Sul, é um projeto composto de cinco módulos estruturantes para ser desenvolvido em quinze municípios do Território, durante três dias em cada cidade:


Módulo I – Treinamento da Equipe

Está dividido em quatro etapas de trabalho com duração de 40h:

Etapa 1 - Apresentação do Plano de Trabalho: linha de ação do Forteatro-Sul, seus objetivos, metodologia e sistemas de avaliação.

Etapa 2 – Apresentação da Proposta Pedagógica: metodologia a ser aplicada.

Etapa 3 - Oficina de História das cidades: objetiva capacitar o oficineiro para trabalhar a história do município e a partir desta permitir ao aluno se perceber como sujeito integrante desta história, capaz de compactuar ou transformar ou ainda recriar a partir de sua participação

Etapa 4 - Projeto Piloto: é uma oficina de formação em formato reduzido para avaliar conceitos e procedimentos das oficinas de Educação Social e História das cidades.

Módulo II – Pré-Produção nas cidades

Deslocamento dos produtores em cada uma das cidades para realizar inscrições, selecionar os espaços para as oficinas, hospedagem, alimentação para equipe, promover parcerias com os órgãos públicos e privados locais e organizar o Cortejo Cultural.

Módulo III – Formação Artística

Este módulo é constituído de seis oficinas, com 30 (trinta) vagas cada, num total de 180 vagas por cidade. Cada oficina com duração de 3 dias.

• Oficina de Interpretação;

• Oficina de Produção;

• Oficina de Música de Cena;

• Oficina de Cenografia;

• Oficina de Maquiagem;

• Oficina de Iluminação.

Módulo IV – Gestão de Grupos

Esta oficina têm como objetivo estimular a criação de novos grupos e/ou fortalecimento dos grupos de teatro já existentes e acompanhar estes grupos durante 01 ano.

Módulo V – Mostra de Teatro do Território Litoral Sul

A Mostra de Teatro Amador do Sul da Bahia deverá contar com a participação de, pelo menos, um grupo de cada uma das 15 (quinze) cidades do Litoral Sul e acontecerá na cidade de Itabuna, três meses após a finalização dos módulos anteriores.