PROPOSTA PEDAGÓGICA

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa proposta pedagógica surge no sentido de romper com uma visão de ensino compartimentada, onde cada professor/facilitador se preocupa só com sua atividade, com sua área, mas propõe de forma integral, total e interdisciplinar um conhecimento e exploração entrelaçada da realidade em que cada um está situado. Em outras palavras, todos estarão falando a mesma língua, apesar de trabalharem ramificações teatrais diferenciadas, como a música, a produção, a interpretação, a cenografia, a maquiagem e a iluminação. Mas que culminam todos no produto final: o espetáculo.


Com a integração desta Proposta Pedagógica à realidade do lugar irá comprometer os indivíduos (professores, comunidade, agentes culturais, etc) a ponto de envolver todos na desafiadora tarefa de continuidade cultural. A recuperação da memória leva ao conhecimento do patrimônio e este, à sua valorização por parte dos próprios habitantes do local. Um monumento, um fato histórico, dificilmente será ignorado por parte do indivíduo que conhece o seu significado, que conhece o que ele representa para sua própria historia como cidadão.

O que realmente desejamos é que nosso público alvo apreenda e aprenda a comparar, analisar, sintetizar, relacionar, criticar, a partir do espaço social inserido, trazendo à tona as emoções e sentimentos, a discussão do amor, ódio, da raiva, da frustração, da auto-confiança, auto estima e auto determinação, ou seja, o auto e hetero-conhecimento relacionados ao tema, que são essenciais ao Teatro e a história de vida de sua comunidade.

É importante ainda salientar que esta proposta tem duas dimensões: a interna e a externa. A interna refere-se a escala de valores portados pelo educador/professor/facilitador e a externa são os atos efetivados pelo mesmo na sua prática cotidiana advindos de seus valores. Ou seja, o seu modo de pensar, ser e agir condiz com sua prática? Ou ainda: o que foi discutido, analisado, apreendido e sintetizado no processo de apresentação do Plano de Trabalho está sendo aplicado nas oficinas?

Por isso, todo facilitador será acompanhado durante todo o processo de desenvolvimento do Projeto e estará sendo avaliado constantemente. A dialética é a base para o sucesso.

HISTÓRIA DAS CIDADES

Como é possível ter uma identidade do local em que se vive? O que dizer sobre legado cultural? Como conservar e manter o patrimônio histórico local? Como criar um link entre a história do local e o teatro a ser apresentado?

A EDUCAÇÃO SOCIAL

A grande questão a ser respondida é: como preparar uma equipe de trabalho comprometida com a transformação social do indivíduo através do processo cultural? Precisamos de artistas-educadores ou de educadores-artistas? É possível uma transformação sociocultural? Até que ponto a cultura deve estar inserida nas questões sociais? Por que a cultura deve ser um veículo de transformação social se o social é papel do governo?

OFICINAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Ensinar arte com arte é um processo que traz resultados? Quem queremos formar? O que queremos edificar é uma relação de autoconfiança com a produção artística de cada um e conhecimento estético, respeitando a própria produção e dos colegas ou simplesmente produtores culturais? Queremos que o público alvo se expresse e saiba comunicar-se em Teatro através de uma busca pessoal ou coletiva? Como articular a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar as oficinas de formação, fruir produções artísticas e relacionar tudo isso com a história do lugar? Quando o nosso público alvo irá aprender a aprender a razão de ser do objeto ou o conteúdo a ser aprendido em Teatro?