PROPONENTE


HISTÓRICO

A Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos é uma entidade social, sem fins lucrativos, fundada em Ilhéus no ano de 2002, que desenvolve projetos culturais com crianças e adolescentes no bairro Nelson Costa e investe na reeducação de jovens, através da arte. A Capitania dos Ilhéos tem se apresentado em vários lugares, resgatando o movimento de Filarmônicas na cidade e região, com um repertório diversificado que vai da música folclórica, do dobrado à música erudita e popular. A proposta da entidade é formar músicos de banda filarmônica; proporcionar aos seus integrantes condições para que os mesmos ingressem na faculdade de música ou outra faculdade de seu interesse. Objetivo já alcançado por três dos seus alunos, que atualmente estão na Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além de propiciar aulas de teoria musical, harmonia, percepção e técnica instrumental, são oferecidos cursos para formação de arteducadores dentro do programa de capacitação de arteducadores (PCA), ministrado por pedagogas, tendo como objetivo principal a preparação dos jovens interessados para serem professores de Música, Dança e Teatro, além de auxiliá-los nos estudos para o vestibular; oficina de confecção de palhetas; oficina de manutenção de instrumentos de sopro; curso de canto coral; inglês, dança e teatro.

 A ideia de fundar a Filarmônica Capitania dos Ilhéos, surgiu após várias tentativas frustradas de reativar a única filarmônica do município, a Santa Cecília, extinta há quarenta anos. A música de filarmônica era apenas lembrança dos moradores mais antigos da cidade. Resgatar a tradição de filarmônica em Ilhéus, foi inicialmente o principal objetivo de Letto Nicolau, idealizador do projeto. Músico, graduando do curso de Composição e regência da Faculdade de Música da UFBA, sempre engajado em projetos culturais, conseguiu a doação de sete instrumentos através da Casa das Filarmônicas de Salvador. Em dezenove de dezembro de dois mil e dois, nasceu a Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, com apenas sete instrumentos e vinte e um alunos.  A criação da filarmônica em Ilhéus, possibilitou à população jovem conhecer o dobrado e outros gêneros musicais, além dessa formação instrumental de sopros e percussão, que até então estava muito distante deles.
O projeto é desenvolvido no Nelson Costa, bairro periférico na zona Sul da cidade de Ilhéus, Bahia. A sede da entidade  fica no espaço da extinta  Associação de Moradores. Os ensaios da banda acontecem de segunda à sexta, das dezenove às vinte horas para o grupo iniciante, e das vinte as vinte e uma e trinta para o grupo principal. No decorrer desses seis anos o projeto já atendeu cerca de oitocentas pessoas entre crianças, jovens e adolescentes.

Hoje o trabalho é reconhecido pela sociedade ilheense que solicita apresentações em igrejas, eventos cívicos, escolas, abrigos de idosos, praças públicas, entidades sindicais, inaugurações e eventos particulares como casamentos e aniversários. Além de prestar serviço cultural, a filarmônica contribui com a formação dos alunos, trabalhando valores éticos, artísticos, profissionais, sociais, econômicos e culturais, para que eles possam desenvolver um senso crítico, direcionar seus objetivos para ingressar numa faculdade e no mercado de trabalho.

Orientar esses jovens, é mostrar aos mesmos que eles, somente eles, são capazes de redirecionar seu futuro. Trabalhando a auto-estima; libertando-se dos estigmas, dos preconceitos; criando uma imagem positiva de si mesmo, permitindo sonhar. Assim, é que a Filarmônica Capitania dos Ilhéos com seu trabalho, ajuda os jovens e adolescentes a evitarem as drogas, a marginalidade, a ociosidade, e possibilita a ascensão social, a dignidade e a cidadania.
             
           A entidade desenvolve ações com a participação e anuência da comunidade, tais como Festival de Acarajé; Feijoada com Choro; Quadrilha de São João; Bingos beneficentes e outros. Desde a fundação da Filarmônica, tem sido notável as transformações sofridas no bairro Nelson Costa, onde percebe-se mais alegria no olhar das pessoas, mais orgulho ao aplaudir a banda quando passa tocando pelas ruas, em entrevistas na televisão, nas palavras de incentivo que muitos fazem questão de expressar. Reflexo semelhante é notado na comunidade escolar, através das várias solicitações para apresentações, também nas igrejas, templos, creches e outras entidades.


ATIVIDADES
As principais atividades culturais desenvolvidas pela Capitania dos Ilhéos

·         Cursos de Instrumentos musicais, Apresentações da Banda de Música, Oficinas de Confecção de Palhetas, Cursos de Canto Coral, Inglês, Seminário de Cooperativismo, Utilização de Plantas Medicinais, Cursos de Capacitação para Arte Educadores, Curso de Flauta Doce.
 
PÚBLICO-ALVO
As principais atividades promovidas pela instituição são direcionadas para:

·         Estudantes, comerciários, trabalhadores, agricultores, terceira idade, pescadores.

PARCERIAS
A Capitania dos Ilhéos participa de eventos realizados em conjunto com outras instituições


·         Projeto TIM ArtEducação – em parceria com a Casa das Filarmônicas  e a Telefonica Itália Móbile nas cidades de Ilhéus, Jequié, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, e Juazeiro – de 2003 a 2006

·         Projeto Música e Cidadania, em parceria com a Casa das Filarmônicas nas cidades de Ilhéus, Jequié, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, e Juazeiro – de 2004 a 2006

·         Projeto de musicalização de crianças e jovens, em parceria com a Associação Centro de Educação e Assistência Integral – ACEAI -, no bairro N. Sra da Vitória em Ilhéus – desde 2004

·         Campanha da Catarata, em parceria com o Lions Clube de Ilhéus – na sede da Filarmônica em 2006


PREMIAÇÕES E SELEÇÕES
A instituição foi selecionada nos seguintes editais

·         Edital Pontos de Cultura – Secult - 2008
·         Edital Projeto de Apoio a Bandas – FUNARTE  - 2008
·         Programa de Doação Assistida da United Way International - 2003


E foi homenageada com os prêmios
  
·         Troféu Jorge Amado de Cultura – 2004
·         Troféu Quadrilha Dinossauros de Cultura - 2004
·         Premio Cargill - 2005

DIVULGAÇÃO
A instituição é citada em jornais, revistas, rádios, sites da internet:

·         Em várias ocasiões, inclusive com entrevistas e reportagens em programas de rádio regionais e TVs (TV Santa Cruz, TV Cabrália, TV Educativa).