segunda-feira, 23 de maio de 2011

ARATACA: "E depois do Projeto?"

Prefeito Rosano Sá/Foto: Tribuna de Arataca

"A cidade tem vocação para o Teatro. Arataca recebe o projeto de braços abertos". Com esta frase, o prefeito do Município de Arataca, Rosano Sá, resumiu a importância do Forteatro-Sul para os arataquenses na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores.

Além do prefeito, a primeira dama, os Secretários de Educação e Desenvolvimento Social, a Diretora de Cultura, Elivanice Brito, Vereadores e Técnicos das duas secretarias, estiveram presentes na apresentação do Projeto Forteatro-Sul para a comunidade de Arataca. O município será contemplado com o Projeto nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2011. O representante Territorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia também participou do encontro e aproveitou a oportunidade para falar das principais políticas culturais que estão sendo implementadas como forma de fortalecer os municípios do Território.

Letto e Pawlo/Anderson Silva/Elivanice Brito

Um dos principais questionamentos do Prefeito versou sobre a continuidade do Projeto: "Depois desse período de três dias, com todas estas atividades vocês vão embora. E depois?" Letto Nicolau, Coordenador Técnico do Projeto respondeu: "...E depois faremos um acompanhamento durante um ano com os grupos que conseguimos plantar, dando suporte para que eles possam caminhar sozinhos".

Aliás, um dos principais pontos que levou o Forteatro-Sul ser contemplado no Edital Territórios Culturais foi seu caráter inovador por apresentar solução de continuidade. O Consultor da Oficina de Gestão de Grupos e o Professor de Interpretação farão visitas regulares aos grupos que existem e os que serão criados em cada uma das cidades até a grande Mostra de Teatro em Itabuna.

Parte da Equipe da Prefeitura de Arataca, com o prefeito após Letto

A Diretora de Cultura, Elivanice Brito, entusiasmada por seu município ser um dos primeiros nesta etapa inicial do Forteatro-Sul, revelou que também contribuiu bastante na construção da proposta, sobretudo quando esteve no Curso de Gestores Culturais da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Arataca é hoje uma cidade que tem pouco mais de dez mil habitantes e foi fundada em 09 de maio de 1985. Está a 500 km da capital baiana e 99km da cidade de Ilhéus. Faz parte da Mesoregião Sulbaiano e do Território Litoral Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário