domingo, 15 de maio de 2011

ESTUDANTES DO COLÉGIO MODELO SÃO SELECIONADOS PARA PARTICIPAR DO FORTEATRO

Turma do 3º ano C, vencedora do Festival

Cerca de vinte alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foram escolhidos para participar da Etapa 1 do Forteatro-Sul, também chamado de Projeto Piloto. A decisão de escolher os alunos partiu depois da escolha dos melhores espetáculos que participaram do Festival Estudantil de Teatro, promovido pela escola, sob a coordenação do Professor Alzimário Belmonte (Gurita).

O júri que escolheu as melhores peças foi composto por Pawlo Cidade, Letto Nicolau, Silvestre Guedes e Ed Paixão. "Não podíamos perder a oportunidade de dar uma oportunidade à estes alunos", brincou Letto logo depois. E acrescentou: "A audição nas escolas vai ser um dos principais critérios para o estudante participar do Projeto".

Letto Nicolau, Pawlo Cidade, Ed Paixão e Silvestre Guedes

O Projeto Piloto - que será realizado em Ilhéus nos dias 1º, 2 e 3 de julho - terá a participação de 120 alunos, oriundos das escolas públicas municipais e estaduais e de grupos de teatro de bairros. "A ideia é fomentar a criação de mais grupos de teatro, seja na escola ou nos bairros", lembra Pawlo Cidade.

Silvestre Guedes, diretor e ator de teatro, criador da Companhia Centro do Círculo, um estudioso da performance e da antropologia teatral, idealizador da ASCAU - Associação de Artistas da Costa do Cacau - será o facilitador de Teatro no Projeto. É dele a responsabilidade de transformar a História de cada município em realidade estética e teatral. Parte da escolha dos alunos do Colégio Modelo recaiu sobre suas observações quanto ao desempenho dos futuros atores. "Estes meninos só precisam de um norte. O que eles têm é vontade. Eu quero transformar essa vontade em trabalho", destaca Silvestre. 

Estudantes que interpretaram "O Jardim do Inimigo"

O Festival de Teatro Estudantil na escola foi realizado na última sexta-feira, 13 de maio, pela manhã, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com alunos do Ensino Médio. Todas as apresentações versaram sobre um único tema: as drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário