sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pawlo Cidade é eleito presidente do FAEGSUL

Pawlo no discurso de agradecimento

Com uma bela fala inspiradora, o Professor e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Ruy Póvoas abriu a pauta da reunião do FAEGSUL - Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul na manhã de quinta-feira, 19 de maio: "Cultura é algo que só se resolve coletivamente”, comentou o acadêmico, que neste mesmo dia comemorou seu aniversário.


Na pauta, apresentação do Projeto FORTEATRO-SUL e Eleição.

A chapa vencedora foi composta por Pawlo Cidade, presidente; Maria Conceição, vice-presidente - atual Gestora de Cultura de Una; Alessandra Barreto - UESC -, secretária e Eva Lima - Produtora Cultural - suplente. Ficou instituída ainda duas comissões de trabalho. A primeira de Comunicação foi composta pelos faeguezeiros Luiz Dantas, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/Coordenador/ACAI/Itabuna e Víctor Aziz/Coordenador NUPROART/Itabuna e a Comissão de Articulação formada por Letto Nicolau/ Coordenador Ponto de Cultura/CAIS/Ilhéus, Maria Áurea de Souza/Coordenadora Ponto de Cultura Filarmônica 02 de janeiro/Canavieiras

Ao final, o presidente eleito referendou as palavras do Professor Ruy Póvoas e ressaltou que o "FAEGSUL é um celeiro de fazedores culturais" e que a presidência é uma "conquista coletiva que precisará ser, antes de tudo, colaborativa". Em seguida, agradeceu a confiança de todos, elogiou o trabalho do gestor Maurício Corso que esteve à frente da primeira gestão do FAEGSUL no biênio 2009-2010 e enalteceu a presença do Pró-Reitor de Extensão da UESC, professor Raimundo Bonfim, responsável pelo incentivo à criação do FAEG em 2008, no final da primeira turma de Agentes e Gestores Culturais promovido pela Universidade.

Luan e Letto Nicolau

A apresentação cultural ficou a cargo do Maestro Letto Nicolau (Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus) e de Luan Nicolau, filho do Maestro, que encantou os presentes com seu talento e sua flauta. Os trabalhos do FAEGSUL iniciaram com a apresentação do FORTEATRO, projeto contemplado pela SECULT/BA, beneficiando artistas e coletivos culturais de 17 municípios. Durante à tarde, o grupo discutiu sobre projetos e fez uma análise de conjuntura da atual gestão do MinC e da Marcha Nacional pela Lei Cultura Viva.

O FAEGSUL tem, entre outras finalidades, congregar a sociedade civil e artístico-cultural com suas variadas entidades, visando refletir e avaliar a situação da arte e cultura e promoção artístico-cultural no Território Litoral Sul da Bahia e propor soluções para aperfeiçoar sua prática e propor projetos comuns, integrados ou não, entre os Municípios membros, Territórios, pleitear financiamento junto ao poder público e iniciativa privada, nacionais e internacionais visando à ampliação das ações e atividades do Fórum.

Pawlo e Letto na apresentação do FORTEATRO-SUL

Todas as questões relacionadas a Cultura que são destinadas ao Território Litoral Sul, passam pelo FAEGSUL. Qualquer Artista, Gestor Cultural ou Produtor Cultural podem fazer parte do FAEGSUL. É só enviar um breve currículo de suas atividades, preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail:

forumculturalfaegsul@gmail.com

Participe da Próxima Reunião:

Dia 08 de junho (quarta-feira), 13h30min, Centro de Cultural Adonias Filho, Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário